Um novo serviço de imageamento por satélite em alta velocidade, o STAR (Speedy Transmission After Reception) estará sendo utilizado em breve. Segundo o Ministro da Indústria, Ciência e Recursos da Austrália, Warren Enstch, o STAR já foi aprovado em um dos testes ao entregar a autoridades, em tempo recorde, imagens de um incêndio na região metropolitana de Perth, no oeste do país.

"As imagens foram encomendadas e entregues cinco horas depois de o satélite ter passado pela região", afirma Entsch. "Está havendo grande melhora em relação ao sistema antigo, quando demoravam dias para as imagens serem recebidas. E os benefícios são claros, principalmente quando se trata de situações de emergência, como incêndios, derramamento de óleo e enchentes", observa.

O novo serviço também pode ser utilizado em fazendas para informar o impacto causado em plantações por pestes, granizo, etc. "Com o serviço STAR, os dados da área imageada serão processados em uma base de alta prioridade e entregues online ao consumidor para análise e interpretação, em um prazo de 12 horas após o satélite ter passado. Maiores informações podem ser obtidas no site auslig.gov.au.