O Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da Universidade de Passo Fundo (UPF) completou 30 anos de desenvolvimento de pesquisas na área de Ciências Exatas que possibilitaram, à comunidade interna e externa, o acesso ao conhecimento.

Criado em 18 de março de 1971, a unidade teve como seu primeiro diretor o prof. Luiz Eurico Spalding. Na época, contava com três departamentos: o de Geociências, o de Química e o de Matemática, Física e Estatística.

Mais tarde, houve o desmembramento do último, sendo criado o de Física (DFI) e o de Informática e Estatística (DIE). O Iceg mantém cinco cursos de graduação: Licenciaturas em Matemática, Geografia, Química, Licenciatura Plena em Ciências, Bacharelado em Ciência da Computação e o curso de Tecnologia em Processamento de Dados.

A Unidade de ensino oferece cursos de pós-graduação Lato Sensu (Especialização), priorizando as áreas de Educação Matemática, Matemática Aplicada, Informática Aplicada a Educação, Sistemas de Informação, Ensino de Geografia, de Física e de Química.