Como todo segmento da economia, o mercado de Geoinformação sofre de problemas gerais e setoriais. Defendo a postura que não devemos ficar colocando toda a culpa dos problemas existentes no governo ou nesta ou naquela instituição. Nem tampouco ficar sentado na sarjeta chorando ou reclamando. Temos é que ter coragem e buscar a todo custo as melhores alternativas de solução.

Temos visto que problemas básicos da nação, como educação, saúde e a pobreza estão sendo enfrentados por toda a sociedade, quer por ações mais organizadas e eficientes de cobrança junto ao poder público, quer por ações diretas na tentativa de minimizar os problemas. Conselhos de pais auxiliam e fiscalizam as escolas, convênios médicos particulares viabilizam um atendimento de melhor qualidade e ações solidárias se multiplicam no país com grande velocidade.

Na área de Geoinformação, existem vários entraves que necessitam ser superados para que o mercado cresça. A melhor forma destes assuntos serem abordados é se colocar frente a frente os envolvidos. Durante o próximo GEOBRASIL que será realizado em junho, em São Paulo, junto com palestras e cursos, ocorrerão debates e seminários que visam informar ao mercado os vários pontos de vista existentes; e após a discussão apontar prováveis caminhos a serem seguidos. Abaixo listamos um resumo de cada um deles :

 Geoinformação e o Futuro da Amazônia : Segundo artigo publicado na conceituada revista americana Science no início deste ano, 42 % da floresta amazônica poderão desaparecer até o ano de 2020. O principal motivo desta preocupação são os investimentos previstos para a região na área de infra-estrutura (gasodutos, hidrovias, estradas,…) dentro do Programa do Governo Federal Avança Brasil. A afirmação colocou técnicos do governo e ecologistas em posições de alerta. A solução para evitar que isto aconteça e até rebater esta previsão para muitos exagerada é a imediata agilização do Zoneamento Ecológico-Econômico da região.

 Integração do cadastro com o Registro Imobiliário : A maior valorização do cadastro técnico é uma luta antiga no Brasil. Sua integração com o registro de imóveis está muito próxima, pois já tramita no Congresso Nacional o projeto de lei que, quando aprovado, será um grande avanço no combate à sonegação e às apropriações clandestinas de terras. Sem contar o grande impulso que será dado na área de levantamentos topográficos, devido a imensa demanda de novos trabalhos.
 Direito Autoral (Copyright) de Mapas : Devemos ter urgente uma reformulação na leis que legislam no Brasil e questão de direitos autorais na área de cartografia. Proliferam mapas feitos por diversos métodos e empresas. Qual a opinião de quem contrata e quem executa os projetos de mapeamento ? O que pensam os juristas ?

 Soluções para uma base cartográfica única para a grande São Paulo : Sem dúvida um dos motivos que fazem da região metropolitana de São Paulo um caos é que a décadas que não se atualizam seus mapas. Sem dados confiáveis e de fácil acesso fica difícil planejar e realizar ações. Os prejuízos são grandes tanto para as instituições como para a população. A constante falta de recursos públicos tem feito que o setor privado se mobilize para propor um projeto ousado e criativo de formação de um consórcio privado para produção desta base.

Além destes, o evento ainda apresenta mais 6 debates interessantes : tratando de como implantar um GIS com sucesso; sobre os impactos para os usuários da mudança de referencial geodésico no Brasil; abordando qual o perfil ideal para o profissional de geotecnologias segundo as necessidades do mercado; discutindo o uso de imagem de satélite de alta resolução ou fotografia aérea; um outro apresentando a situação atual do grande projeto de mapeamento sistemático do Brasil e, por fim, uma seqüência de casos de sucesso de gestores municipais e a participação de agentes financeiros – que orientam as prefeituras em como arrecadar mais e administrar melhor investindo em Geoinformação.

Você pode participar destes debates, participando do evento www.geobr.com.br ou participando já do Fórum de Debates da revista infoGEO www.infogeo.com.br

Finalizando, gostaria de, com o maior orgulho, lembrar aos nossos anunciantes e leitores que esta edição completa o terceiro ano da revista infoGEO.

Emerson Zanon Granemann é engenheiro cartógrafo e editor da infoGEO. emerson@infogeo.com.br