O sensor brasileiro HSB (Humidity Sounder for Brazil), que entrará em órbita a bordo do Aqua, satélite norte-americano de observação da Terra, está em fase de testes nos EUA.

O lançamento foi marcado para dezembro deste ano e será feito da base de Vandemberg, na Califórnia. A partir de então, os dados coletados pelo satélite vão abastecer um centro de recepção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cuiabá, permitindo fazer previsões climáticas com maior precisão.

O HSB é um radiômetro fabricado pela empresa inglesa Astrium e pela brasileira Equatorial Sistemas. Avaliado em US$11,5 milhões, é fruto de acordo de cooperação técnico-científica entre a Nasa, a agência espacial americana, e Agência Espacial Brasileira (AEB). No primeiro trimestre, passará por testes de verificação em órbita e, após esse período, ficará operacional. Logo, o satélite estará emitindo sinais para a Terra.

"Os sinais serão captados por uma estação em Cuiabá, processados em outra central, em Cachoeira Paulista, e ficarão disponíveis para os usuários do Inpe", disse o engenheiro de telecomunicações do instituto Ivan Laurindo Tosetto Júnior, que participou do projeto.