A Arcus Software, empresa que desenvolve tecnologias de mapeamento tridimensional, anunciou o lançamento do MobileGuide, uma solução para mapeamento 3D que pode ser utilizada em plataformas de telefones celulares de segunda e terceira gerações ou em telefones compatíveis com Java, que já estão surgindo no mercado.

A novidade foi apresentada durante a 2001 3GSM World Fair, que aconteceu em Cannes de 20 a 23 de fevereiro. "No momento, mapas estão entre os serviços que a Internet mais tem prestado. Em breve, eles estarão disponíveis na tela dos telefones celulares", afirma Akif Ali, presidente da Arcus Software. O MobileGuide tem como base uma tecnologia de mapeamento 3D, ilustrativa e fácil de usar.

Ele pode ser usado por uma empresa para guiar visitantes até o local desejado, para localizar estacionamentos ou para navegação em transporte público, por exemplo. "A tendência é que, no futuro, mapas digitais bidimensionais e guias de rotas, disponíveis na Internet, sejam substituídos por mapas tridimensionais", conclui Ali.