A Casan (SC) já deu início ao Programa de Gerenciamento das Perdas e Desenvolvimento Operacional. O objetivo é reduzir ao máximo o índice de perdas de água, que em Joinville chega a 43%. A Mogno Construtora, contratada pela Casan, já começou a detectar e corrigir os vazamentos nos 1,8 mil quilômetros de rede e nas mais de 158 mil ligações de água cadastradas.

A técnica empregada é o geofonamento que, através de equipamentos, permite que o técnico escute se há água escapando da rede. A tecnologia também ajuda a localizar a área que terá que ser aberta para execução do conserto, minimizando os transtornos com quebra de calçamento e intervenções no trânsito. Além da escuta na rede de distribuição das ruas e avenidas, a empresa contratada estará buscando outro tipo de vazamento: aqueles existentes nos ramais que ligam a rede pública aos imóveis e no pé dos cavaletes.

Outra ação voltada à recuperação das perdas de água é a aquisição de 40 mil hidrômetros para instalação naqueles imóveis que não têm medidor. A expectativa dos técnicos é que o trabalho leve de quatro a seis meses já que a chuva prejudica o serviço.