Parte do que restou da fauna e da flora paulistas está disponível em texto, fotos e mapas. Dos 1 milhão e 900 mil hectares de área verde ainda existentes em São Paulo, 900 mil hectares, que são cuidados pelo governo do Estado, poderão ser vistos no Atlas das Unidades de Conservação Ambiental do Estado que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente lançou em um único volume, refazendo edições anteriores de dois volumes.

"O livro deverá ser usado por estudantes e todos que estejam interessados em conhecer a biodiversidade do Estado. Até agora, tudo que havia sobre o ecossistema de São Paulo era muito técnico ou estava dividido ", disse o secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Tripoli. Foram impressos 3 mil exemplares que serão doados a bibliotecas, universidades e escolas.

"A intenção é que as pessoas usem o atlas como fonte de pesquisa e passem a ter vontade de conhecer o lugar descrito. Pretendemos, assim, estimular o ecoturismo no Estado", disse Tripoli. Além de trazer relação dos animais e plantas das diversas áreas de preservação, o livro tem mapas, bibliografia e índice de nomes científicos e populares.