"O êxito da primeira manobra de correção de órbita do satélite sino-brasileiro sob a inteira responsabilidade do INPE confirma a capacidade tecnológica do país na área espacial". A afirmação é do Ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg ao comentar os resultados das operações realizadas semana passada pelo Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC), em São José dos Campos.

Durante a operação, o propulsor a bordo do CBERS-1 foi acionado a partir de telecomandos enviados pelo CRC e transmitidos pela Estação Terrena de Cuiabá (MT). Desde o dia 3 de março, o CRC assumiu o controle completo do satélite, que estava sob a responsabilidade dos chineses desde o seu lançamento, no dia 14 de outubro de 1999. Entre as atividades de controle, o CRC determina a data ideal para a manobra e os detalhes técnicos necessários ao ajuste de órbita, dando condições à continuidade da obtenção de imagens da Terra.

A operação foi novidade para a equipe do CRC, já que os satélites brasileiros SCD-1 e 2 não possuem sistema de propulsão. . "A próxima manobra está prevista para daqui a 35 dias, aproximadamente, dependendo das atividades solares", afirma, Pawel Rozenfeld, chefe do CRC do INPE.