A visita do fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Patrício Naveas, também foi aproveitada pelo presidente do Centro de Informações e Dados do Estado (Cide), Epitácio Brunet.

Ele obteve do representante do banco uma verba extra de US$ 250 mil para salvar um investimento bem maior: de US$ 18 milhões. Dinheiro que havia sido empregado num detalhado levantamento da ocupação urbana de todos os municípios vizinhos da Baía de Guanabara – produzido a partir de imagens de satélite e estudos de campo. Esse levantamento, até agora a única fase dada como inteiramente pronta, estava ameaçado de se perder. O projeto havia tropeçado no treinamento inadequado de 350 funcionários das prefeituras.

Segundo Brunet, os equipamentos sofisticados – computadores de última geração, programas de georreferenciamento e grandes impressoras – também foram encostados em salas e destinados a órgãos que nada tinham a ver com a finalidade do programa.

"Agora vamos refazer esse treinamento para consolidar o investimento já feito. Com a verba aprovada, vamos conversar com os prefeitos e preparar uma nova equipe de técnicos", explica o presidente do Cide.