A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal aprovou no início do mês o PL 3.278/00, do deputado De Velasco (PSL-SP), que obriga a atualização dos mapas brasileiros a cada cinco anos.

"A atualização permanente dos mapas brasileiros é indispensável para o conhecimento das localidades; sejam vilas, municípios, acidentes geográficos ou mesmo as alterações de Estados como Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul", justificou o autor do projeto original. De Velasco afirma que a cartografia brasileira está muito defasada. Ele disse ser comum encontrar em escolas, prédios públicos e pontos de referência turística mapas que não condizem com a realidade.

Concordando com o autor, o relator da matéria, deputado Silas Câmara (PTB-AM), lembrou ainda que a última atualização da cartografia brasileira aconteceu na década de 80. "Essa defasagem só pode ser explicada pela total falta de interesse do Governo pelo assunto", afirmou.

A proposta segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação e, posteriormente, para a Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.