O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) está disponibilizando on-line um serviço de monitoramento das condições de ondas e de ventos no oceano Atlântico.

O Sistema de Previsão de Ondas identifica casos de ressacas e ciclones extratropicais com até três dias de antecedência e disponibiliza as informações no site atlasul.inpe.br). Um dos objetivos das previsões on-line, segundo o pesquisador do Inpe, Valdir Inocentinni, é disponibilizar dados para serem utilizados por pescadores, velejadores e barqueiros, que podem consultar diariamente o site e se programar antes de sair ao mar.

O acompanhamento das condições de ondas e ventos já é realizado há dois anos, mas somente este ano foi colocado na internet. O trabalho de previsão da equipe de Inocentinni já auxiliou na prevenção de acidentes no Rio de Janeiro, em 99, quando o Inpe avisou com dois dias de antecedência sobre duas ressacas.

Também houve prevenção de acidentes no litoral norte de São Paulo. Valdir Inocentinni planeja instalar medidores em alguns pontos da região costeira do litoral, para tornar o modelo mais preciso.