O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, lançou dia 27 de abril, no Rio de Janeiro, o projeto de educação ambiental "Protetores da Vida", que integra o Programa de Revitalização Ambiental da Baía de Guanabara.

Protetores da Vida complementa as ações que já vêm sendo desenvolvidas dentro do Programa de Revitalização Ambiental da Bacia da Baía de Guanabara, que busca a recuperação gradativa de seu conjunto de ecossistemas. O novo trabalho a ser desenvolvido pelos Protetores da Vida abrange a educação ambiental no que se refere à destinação final dos resíduos sólidos.

Para implantar este programa, equipes dos Protetores da Vida realizaram, anteriormente, um cadastro de cerca de mil instituições entre associações comunitárias, escolas da rede municipal de ensino, setor público e iniciativa privada, localizados na área da bacia. Este trabalho proporcionou um levantamento de informações sobre os municípios que estão sendo trabalhados pelo projeto.

As informações farão parte de um Banco de Dados Georreferenciado sobre a Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, que estará disponível para a população através de site sobre o programa de educação ambiental.