A comissão que está investigando a qualidade da água da Sanepar em Curitiba e Região, através do Ministério Público, pretende enviar orçamento à Agência Nacional das Águas para que as despesas com as pesquisas e análises das duas sub-comissões possam ser viabilizadas.

Uma das comissões, coordenada pela professora da Universidade Federal do Paraná, Cristina Braga, e que está investigando a qualidade da água no que se refere aos índices de potabilidade, já tem definida a região da bacia do Iguaçu para serem coletadas as amostras de água.

A região do Altíssimo Iguaçu, que abrange cerca de seis rios, foi definida para a análise em duas fases: em pontos antes da captação e pontos onde a água tratada já será distribuída. A outra sub-comissão, que estudará as bacias do município, tem planejado um monitoramento que tomará por base um levantamento aerofotogramétrico da região.

"Com as fotos poderemos ter um conhecimento de toda a região e isso será fundamental para que possamos saber o que poderá ser feito em investimentos futuros, assim como toda a situação presente", afirma o promotor Sérgio Luís Cordone, que atua na Promotoria de Defesa do Consumidor.