O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) contesta as informações contidas no Atlas da Fundação SOS Mata Atlântica. A publicação, entregue oficialmente ao governo do Estado no dia 27, mostra que o Paraná tem apenas 1.594.000 hectares de remanescentes florestais.

Entretanto, técnicos do IAP afirmam que o Paraná possui cerca de 2.400.000 hectares de remanescentes florestais, o que representa uma diferença de 890 mil hectares entre os dados do Estado e os divulgados pelo Atlas.

A Secretaria de Meio Ambiente do Paraná (Sema) contesta também critérios utilizados, como o não esclarecimento de em quais estágios sucessionais os desmates ocorreram. Mesmo assim, a Sema entende a importância do trabalho da SOS Mata Atlântica, que vem incentivar programas de governo na área ambiental.

Implantados desde o início de 1995, essas ações governamentais estabelecem uma política ambiental ampla, a exemplo da Rede da Biodiversidade, recuperação de matas ciliares, criação e implantação de Unidades de Conservação e fiscalização ostensiva em conjunto com os demais organismos.