A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) anunciou durante a Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), em Ribeirão Preto, o início da segunda fase do programa de combate às queimadas com monitoramento por satélite no Brasil.

O programa irá atender 295 municípios de nove Estados do país, contra os quatro de 2000, com o mesmo investimento do ano passado – R$ 6 milhões. O levantamento é feito a partir de um sistema computadorizado desenvolvido pela Embrapa, baseado em imagens do satélite Noaa/AVHRR, capaz de detectar, identificar e avaliar a todo momento os pontos de queimadas no país.

São produzidos mapas semanais e mensais para abrangências estaduais, regionais e nacional. De acordo com o presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, o objetivo principal do programa são as áreas onde existem queimadas de pastagens e para a abertura de mata nativa, principalmente cerrado.

Após o levantamento dos estados críticos, feito por satélite, os multiplicadores e técnicos vão aos proprietários rurais entregando cartilhas com textos sobre alternativas para a prática de queimadas, na tentativa de aumentar, inclusive, a produção.