Pesquisadores do Instituto de Química da Unesp de Araraquara estão realizando um inventário de parâmetros indicadores da qualidade das águas nos córregos Mulada, Muladinha e Maringá, localizados na propriedade da Embraer onde está sendo implantado um pólo industrial, aeronáutico e espacial, no município de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Desde de dezembro do ano passado, antes do início das obras do novo pólo, a equipe do IQ vem coletando amostras de águas superficiais nos referidos mananciais.

A coleta foi iniciada antes de qualquer atividade de terraplanagem, construção civil ou industrial no local, para caracterizar o passivo ambiental que a empresa adquiriu.

Com o objetivo de verificar possíveis influências sazonais, as coletas e análises estão sendo feitas a cada três meses, ou seja, quatro vezes ao ano, em nove pontos ao longo dos três mananciais. Atendendo a Resolução CONAMA 20, foram escolhidos diversos parâmetros indicadores da qualidade da água, como por exemplo metais pesados, matéria orgânica, pesticidas, coliformes, etc.

O IQ vai realizar um trabalho semelhante para o monitoramento da qualidade das águas subterrâneas.