Uma nova opção na produção de carne bovina, o Programa Embrapa Carne de Qualidade, está à disposição dos pecuaristas. O programa pretende aposentar as designações de qualidade de carne, como "carne de primeira" e "carne de segunda". Um dos coordenadores do programa, Kepler Euclides Filho, explicou que o processo baseia-se em três módulos.

O primeiro utiliza animais experimentais submetidos a tecnologias desenvolvidas ou em desenvolvimento. O segundo módulo tem a finalidade de estruturar parcerias com produtores. Nessa fase, a carne será distribuída em pontos do nordeste e do Rio Grande do Sul, para descobrir o gosto de cada região.

É a chamada Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Um dos pontos fortes é o rastreamento da carne, que começa com o controle de cada bovino por computador.

A Embrapa desenvolveu um chip que, com leitura de ondas eletromagnéticas, facilita a identificação do animal. Cruzando as informações de cada animal pode-se traçar o histórico de vida do animal, além de outras informações, o que permite formar um "mapa" do boi ideal para cada região.

A leitura do chip é feita pelo computador, na passagem pelo brete.