Teve início dia 15 de maio, no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, o workshop "Metodologia do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) para a Região Sudeste", que acontece até o dia 25 deste mês.

De acordo com o secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Sérgio Braga, o encontro tem como objetivo abordar temas específicos para a execução do ZEE na região Sudeste, levando em conta sua diversidade física, biológica e sócio-econômica.

"O evento busca aumentar o intercâmbio entre instituições e governos estaduais, com vistas a otimizar as estratégias para definir as áreas prioritárias, constituir os métodos a serem empregados e articular a canalização dos recursos necessários", informou o secretário. Sérgio Braga ressaltou que, entre os temas discutidos no seminário para serem considerados no ZEE, estão a biodiversidade, a proteção de áreas frágeis, inovações tecnológicas, melhor aproveitamento dos recursos hídricos, infra-estrutura econômica, metropolização, além de um melhor aproveitamento do potencial turístico para o desenvolvimento regional.