O levantamento geológico sobre as potencialidades minerais do Paraná, que está sendo realizado pela Mineropar há cerca de um mês, já começa a apontar ocorrências de jazidas ainda pouco exploradas.

Em Jaguariaíva as maiores novidades descobertas pelos geólogos foram ocorrências de quartzito, granito, arenito e ainda áreas com grande presença de fósseis que poderiam ser transformados em sítios geoturísticos. Esse projeto, denominado Riquezas Minerais, vai envolver 22 municípios e deverá resultar em relatórios completos e minuciosos sobre as áreas de mineração e os tipos de minérios existentes em cada um deles.

"O projeto faz parte da política do Governo do Estado de ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda para a população do interior", disse o diretor presidente da Mineropar, Omar Akel. Geólogos e técnicos em mineração vão aos municípios e, com o apoio de trabalhadores locais, checam, em campo, os dados já obtidos no ano passado.

Naquele primeiro momento a empresa fez mapeamentos geológicos de todos os municípios com indício de abrigar riqueza mineral – seja por já ter sido pólo de exploração, seja pela localização – em regiões já reconhecidamente ricas em jazidas.