A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) recebeu, da Secretaria de Defesa Social (SDS), o mapeamento dos bairros da Região Metropolitana de Recife com altos índices de violência que serão excluídos do racionamento de iluminação pública.

Apesar de o Jornal do Commercio ter divulgado, na edição do dia 22, as áreas que tiveram os maiores índices de homicídios praticados entre junho de 99 e fevereiro deste ano, segundo estatísticas da própria SDS, o Governo do Estado se negou a divulgar a relação dos locais violentos entregue à Companhia Energética.

A Secretaria de Defesa Social alega a necessidade de fazer segredo sobre o mapeamento para manter a segurança, evitando, assim, que os marginais atuem nas áreas que terão corte dos pontos de luz.

Entretanto, no início do ano, o então secretário de Defesa Social, coronel Iran Pereira, apresentou o mesmo relatório divulgado pelo JC na Assembléia Legislativa, informando que os três bairros líderes em homicídios eram Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, Ibura, no Recife, e Rio Doce, em Olinda.