Está sendo implantado no Brasil e na América Latina, pela TopoSys do Brasil Ltda., o Laserscanner, equipamento que representa um grande avanço tecnológico na área de geoprocessamento. Com ele, a realização das medições é feita a partir de um sobrevôo da área de interesse, quando é feita uma varredura sobre a superfície.

O princípio de funcionamento do Laserscanner está baseado na medição da distância entre o sensor do equipamento acoplado à aeronave (avião ou helicóptero) e a superfície terrestre. Conhecendo-se a posição exata da aeronave durante o rastreamento da área, convertem-se as distâncias obtidas em altitudes, sendo estas relacionadas a um plano de referência. Uma câmera digital acoplada ao equipamento permite realizar mapeamentos mais detalhados em regiões específicas.

O equipamento também permite produzir modelos tridimensionais de superfícies (3D) em formato digital, bem como análise, planejamento e realização de mapeamentos em áreas de cadastro de informações. Maiores detalhes e informações, bem como projetos até então desenvolvidos, estarão à disposição no estande da TopoSys do Brasil Ltda durante o GEOBRASIL 2001.