O Grupo Votorantim, maior conglomerado industrial do país, está introduzindo chips localizadores de caminhões nos veículos que transportam seus produtos e matérias-primas.

Segundo Antonio Ermírio de Moraes, superintendente do Grupo, no período de um ano, pelo menos 18 caminhões foram roubados. "Mais do que um por mês. Chegaram a roubar um caminhão com perfis de alumínio.

A maior parte dos roubos é de barras de alumínio, o alumínio que é vendido para empresas que vão usá-lo para fabricar seus produtos." Os roubos foram tantos que "acabaram elevando o preço do seguro do transporte do produto". Para evitar que o custo do seguro se tornasse proibitivo é que o Grupo Votorantim resolveu usar o chip localizador do veículo via satélite.

"Chegamos a prender uma quadrilha, que tinha um italiano como dono do galpão, e os japoneses que roubaram o caminhão. Uma verdadeira liga internacional de ladrões." Ele explica que o grupo utiliza caminhões de terceiros para o transporte de sua carga, na maior parte das vezes.

"O que fazemos é instalar nos caminhões que transportam nossa carga um chip, com finalidade de emissão de sinais do veículo roubado, que permite sua localização", conclui.