O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autuou, por desmatamento ilegal de 706 hectares de áreas pertencentes ao Parque Nacional da Amazônia, o prefeito Wirland da Luz Machado Freire (PMDB), de Itaituba, município com cerca de 80 mil habitantes localizado no sudoeste do Pará.

""Ainda não temos informações sobre as espécies de madeiras que o prefeito extraiu do local", disse a representante substituta do Ibama no Pará, Lucimar Paixão. A equipe de terra do Ibama constatou o crime semana passada e autuou o prefeito sexta-feira pela destruição de 250 hectares.

Cruzando dados com fotos de satélite e informações de GPS, porém, constatou-se que o crime atingia uma área maior, chegando a 706 hectares. Na mesma operação, fiscais do Ibama apreenderam 14 correntes para moto-serra, dois machados, 89 foices, uma moto-serra, 174 limas chatas para moto-serra, 60 limas redondas, quatro lonas de acampamento, um tanque com 600 litros de óleo diesel, um tanque com 200 litros de gasolina e quase uma tonelada de alimentos.

O prefeito responderá por crime ambiental, teve as obras embargadas, os equipamentos apreendidos e foi multado em R$ 100 mil.