Os satélites norte-americanos Boeing e Lockheed Martin passarão a transmitir sinais militares e civis enquanto o sistema de Posicionamento Global por Satélites (GPS) encontra-se em fase de substituição e expansão, um processo que poderá durar uma década.

A reestruturação bilionária do sistema GPS iniciou-se após definido que seria difícil alcançar todas exigências propostas pelo sistema GPS apenas com um upgrade dos satélites IIF e IIR. O calendário e levantamento de fundos para o novo programa GPS III ainda está sendo finalizado. Em seguida deverá ser aprovado pelo congresso. Boeing e Lockheed Martin são considerados os principais contendores para os novos satélites e estações receptoras em terra.

A atual constelação é formada por oito satélites Boeing GPS Block II, 18 Boeing Block IIA e por dois satélites Lockheed Martin Block IIR. Originalmente desenvolvido apenas para navegação militar, o sistema GPS tem sido usado para inúmeras aplicações militares e civis.

"Temos usado o GPS para fins nunca antecipados", afirma Col Peter Hoene, diretor do programa de substituição do sistema.