Para formular seu Programa de Desenvolvimento Florestal, o Maranhão assinou um termo de cooperação para formar e capacitar uma equipe técnica. Mapear a vegetação nativa, fazer o inventário florestal e estudo sócio-econômico do setor, e ainda identificar o fluxo e consumo dos recursos florestais, são algumas das atividades que serão a base de um diagnóstico florestal.

O termo de cooperação assinado entre o Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente (PNF/MMA) e a Gerência de Qualidade de Vida do governo do Maranhão possibilitará justamente a formação e capacitação da equipe que irá elaborar o diagnóstico. Segundo informações do ministério, este é o primeiro de uma série de acordos que serão assinados com os estados interessados em gerenciar de forma ambientalmente correta sua base florestal.

A Gerência de Qualidade de Vida do estado do Maranhão pretende, com o diagnóstico florestal, desenhar o seu Programa de Desenvolvimento Florestal com base nas suas reais necessidades e seguindo as diretrizes básicas do PNF.