Imagens obtidas pelo satélite Terra, da agência especial norte-americana Nasa, mostram que a poluição do ar não é mais um problema localizado mas global. Por meio do Terra, os especialistas constataram que os níveis de monóxido de carbono na atmosfera não respeitam fronteiras nacionais.

Isso significa que a fumaça de um incêndio florestal na África chega a lugares distantes como a Austrália, comprovando que o problema não é local. O satélite, capaz de medir a quantidade de monóxido de carbono na troposfera, camada que se encontra entre três e cinco quilômetros da superfície do planeta, demonstra que os gases que atuam na região formam o smog, fenômeno resultante da mistura do nevoeiro com a poluição atmosférica.

Além disso, informa que as maiores concentrações estão no centro da África, no Amazonas, no sudeste asiático e ocasionalmente na América do Norte e na Europa. Outro dado destacado pelos observadores é que cerca de 50% das emissões de monóxido de carbono são resultado de ações antrópicas.