A Concessionária de Águas e Esgotos de Nova Friburgo, RJ, informou recentemente a moradores de um bairro da cidade que o local é uma área de crescimento desordenado.

A empresa explicou que estão sendo feitas atualizações do cadastro dos usuários e do conjunto cartográfico, o que permitirá o planejamento da expansão dos serviços de abastecimento de água e coleta e do desenvolvimento urbano. Segundo a concessionária, caberia à prefeitura efetuar obras de infra-estrutura para a canalização do esgoto que corre a céu aberto há mais de 30 anos.

O parecer da empresa sobre o caso foi o seguinte: "Técnicos da Caenf vistoriaram a Rua José Carlos Alves da Costa, no bairro Rui Sanglard, e constataram que trata-se de uma área de crescimento desordenado. A falta de infra-estrutura não permite a execução imediata de obras para a construção da rede de esgoto.

Para a canalização do córrego que atravessa o local, são necessárias obras de infra-estrutura urbana e definição dos logradouros. Em relação à taxa de cobrança de coleta de esgoto, o recadastramento que está sendo desenvolvido pela concessionária desde o início do ano, este mês está no bairro Rui Sanglard.".

O trabalho ao qual a concessionária se refere é a atualização do cadastro dos usuários e do conjunto cartográfico, a redefinição das categorias de uso dos imóveis, o planejamento de expansão dos serviços de abastecimento de água e coleta e do desenvolvimento urbano.