A eleição que irá definir as listas tríplices para as vagas de membros internos do Conselho Técnico-Científico (CTC) do Inpe será no dia 20 de junho, das 9h às 16 h, através da Intranet.

Os eleitores das duas carreiras devem adquirir uma senha até o dia 19 para votar. Somente servidores no topo da carreira de pesquisa e desenvolvimento tecnológico poderão se inscrever – até às 12 horas do dia 18 – para disputar as vagas no CTC, que tem como principal atribuição deliberar sobre a implementação da política científica e tecnológica do Instituto, sobre suas prioridades, programação de suas atividades, entre outras questões.

O modelo eleitoral adotado é o de voto por pares, ou seja, os servidores deverão votar em dois candidatos de sua própria carreira. No entanto, o eleitor deverá escolher um nome de cada uma das duas listas que lhe serão apresentadas. A divulgação das quatro listas – duas para a carreira de pesquisa e duas para a de desenvolvimento tecnológico – será no dia 18 e o resultado da eleição será divulgado no dia 21.

As quatro listas tríplices formadas a partir da eleição, duas para cada carreira, serão apresentadas ao ministro da Ciência e Tecnologia pelo diretor do INPE.

A partir desta lista, o ministro irá escolher quatro nomes que irão compor o CTC, que ainda é composto por quatro membros externos e por seu presidente, no caso, o diretor do INPE.