Secretário executivo da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), Angelo Pavan revelou durante seminário do GEOBrasil 2001 que foi aprovado na terça-feira (19) um plano de emergência para o mapeamento de 837.760 quilômetros quadrados na região oeste da Amazônia.

O Plano Cartográfico Nacional prevê investimento de R$ 46.926.600,00, recursos que devem ser incluídos no orçamento federal em 2002. O plano, que começou a ser desenvolvido pelo CONCAR em fevereiro deste ano, cerca de dois meses depois da comissão ser reativada, recebeu total apoio da Secretaria Nacional do Planejamento, fato que anima a comunidade cartográfica. "Será ainda apreciado pelo Ministério, mas temos confiança de que será aprovado e implantado", acredita Angelo Pavan.

A maior parte do dinheiro será aplicada no mapeamento, através de radar, da fronteira na Amazônia, região considerada estratégica para o país. "É um plano emergencial e os recursos podem ser considerados bastante modestos, afinal a área corresponde a uma França e uma Itália juntas", concluiu o secretário da CONCAR, no seminário realizado ontem (20) no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo (SP).