Foram identificados e criados, pelo Departamento de Tecnologia Florestal da International Paper do Brasil, cinco Ambientes de Produção para os hortos florestais do estado de São Paulo.

Para chegar a esse resultado, foi realizado o levantamento de solos de toda a área plantável do estado, que permitiu a caracterização física e química dos solos, envolvendo análises em laboratório especializado. Um Ambiente de Produção é determinado pelo clima, estrutura e estado do solo, produtividade da área e outras características específicas.

Portanto, são formados por áreas florestais que apresentam características semelhantes, sendo possível manejá-las de acordo com suas necessidades específicas. Para a determinação de cada tipo de solo e seu estado nutricional, foi realizada uma amostragem a cada 30 hectares e os pontos de amostragem foram georreferenciados. O resultado das análises gerou um banco de dados que está conectado com o Sistema de Informação Geográfica (GIS), permitindo a visão espacial das características das áreas plantáveis, através de mapas temáticos, facilitando o gerenciamento do sistema de manejo, tornando-o específico para cada área e respeitando suas particularidades.

As necessidades de cada área são determinadas para a aplicação do manejo adequado, visando aumentar o rendimento e a otimização da produtividade em cada área.