A Nasa informou que o lançamento do satélite norte-americano de Observação da Terra Aqua, que levará a bordo o sensor de umidade brasileiro HSB (Humidity Souder for Brazil), não ocorrerá antes de dezembro de 2001.

O HSB resulta de um acordo de cooperação técnico-científica entre a agência espacial norte-americana (Nasa) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O instrumento, avaliado em US$ 11,5 milhões, foi fabricado pela empresa inglesa Matra Marconi Space, atualmente denominada Astrium, com participação da empresa brasileira Equatorial Systems, responsável por 25% dos componentes. Ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi delegado o papel de responsável pelo fornecimento e integração de sensor HSB à plataforma do satélite Aqua – atividade já realizada nos laboratórios da empresa norte-americana TRW em Los Angeles, Califórnia.

A "Missão Aqua" fornecerá dados e imagens, levando a bordo uma carga composta por quatro instrumentos americanos, um japonês e o brasileiro HSB.

A finalidade será obter perfis de umidade que poderão ser utilizados em previsões climáticas. Uma vez em órbita, o Brasil terá acesso aos dados enviados pelo satélite Aqua pela estação de recepção localizada em Cuiabá.

Os dados serão processados em Cachoeira Paulista (SP) e, em seguida, disponibilizados para os usuários. O HSB será ativado uma semana após o lançamento que será realizado a partir da base de Vandemberg (Califórnia, Estados Unidos).