Apresentado no último Salão do Automóvel de Genebra, o Vel Satis representa a aposta mais ousada da Renault no segmento dos veículos de luxo. Incorporado ao painel de controle do carro, o sistema de navegação Carminat e o GPS (sistema de posicionamento global) fornecem informações sobre o tráfego, transmitidas pela rede de estações FM, e permitem aos usuários a possibilidade de usar rotas alternativas mantendo-os informados – em tempo real – sobre as condições do tráfego nas vias de circulação.

A tecnologia do Vel Satis pode ser percebida até mesmo no momento de entrar no automóvel. As chaves tradicionais foram substituídas por um cartão eletrônico, algo que surpreendeu os visitantes do salão de Genebra, realizado em março deste ano. Uma das suas inovações é o freio automático de estacionamento, que substitui o tradicional freio de mão.

Além de simplificar o dia-a-dia do motorista, a ausência da alavanca do freio cria um espaço extra na cabine. Na estrada, o novo piloto automático adaptável do Vel Satis possui um radar, que regula a velocidade de acordo com a do veículo que estiver na frente.