Ainda em desenvolvimento, o Sistema de Vigilância Ambiental da Amazônia, Sivam, deverá ser o maior projeto de uso de geotecnologias na área ambiental no Brasil.

O sistema será uma caixa de ferramentas com 54 produtos, entre mapas e relatórios, e 59 imagens de computador, prontos para serem combinados e produzirem informações como mapeamento de áreas inundadas, desflorestadas ou focos de incêndio, além de realizar simulação de fenômenos ambientais da Amazônia e suas conseqüências. Previsto para entrar em operação em meados de 2002, o sistema não tem ainda definições prontas de quais os serviços que vai operar e nem de quem terá acesso às informações.

Também com previsão de operação para meados de 2002, o Sistema Geo-Referenciado de Informações voltados para os recursos hídricos de São Paulo, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), deverá ser utilizado para o gerenciamento e fiscalização dos múltiplos usos da água no Estado. A base cartográfica utilizada será a do IBGE, na escala 1:50.000, está sendo implantada pelo governo do Estado e deverá cobrir todas as bacias estaduais.