O primeiro lançamento comercial de satélite feito a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) já tem data marcada para acontecer: março de 2002. Se tudo transcorrer como esperado, um foguete Pégasus XL (lançado a partir de um avião) fará o serviço de disposição em órbita de um satélite, num acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a empresa americana Orbital Sciences Corporation, a fabricante do foguete.

O negócio deve ser concluído nos próximos meses. Um possível impedimento para o bom andamento da negociação seria a não-aprovação do acordo de salvaguardas tecnológicas já assinado entre Brasil e EUA, mas que ainda está no Congresso Nacional.

O encargo das negociações recai sobre a AEB, depois que a Infraero decidiu deixar de promover a comercialização de lançamentos no CLA, em fevereiro, para dedicar-se mais ao setor exclusivamente aéreo. Para substituir a Infraero e a AEB na função, está em fase de estudos a criação de uma empresa estatal para gerenciar a comercialização dos lançamentos a partir de Alcântara.

O projeto deve ter seu desenvolvimento concluído até o final do ano. A meta é que a empresa inicie suas operações em 2002.