O Projeto Tamar, através das suas bases em Almofala (Ceará) e Regência (Espírito Santo), vem realizando, desde o final do ano passado, um monitoramento por satélite para conhecer as rotas migratórias das tartarugas marinhas, animais altamente migratórios.

Foram comprados oito transmissores de sinais por satélites da empresa Sirtrack, da Nova Zelândia, com recursos do National Geografic Society e do ZNF – Zoologic National Friends, e instalados em oito fêmeas de Caretta, que foram batizadas com nomes regionais e vêm sendo monitoradas desde janeiro. Os sinais são enviados diariamente pelo Sistema Argos a vários endereços eletrônicos, entre eles o do Dr. David Douglas, do USGS Alaska Biological Science Center, que desenvolveu o programa para confecção dos mapas com as rotas.

Desde março, os sinais tornaram-se mais espaçados, para economizar as baterias e prolongar o período do monitoramento que, se os transmissores não danificarem podem durar até dez meses. "As primeiras análises dos mapas indicam que as tartarugas verdes do Ceará permanecem na região de estudo, sem grandes migrações até agora.

As cabeçudas migraram para todas as direções, realizando rotas completamente diferentes, por razões que ainda merecem análise mais detalhada", afirma Joca Thomé, coordenador regional do Tamar no Espírito Santo.

Os mapas estão disponíveis na homepage do Tamar www.projetotamar.org.br