A EMBRAPA Monitoramento por Satélite está concluindo o Zoneamento Ecológico-Econômico do território maranhense, que estabelece o potencial e as restrições para o uso dos recursos naturais. A iniciativa do Governo de promover esse trabalho representa um grande avanço tecnológico no que se refere à elaboração de uma política de desenvolvimento sustentável e coloca o Maranhão na vanguarda da gestão ambiental integrada.

Os mapas das regiões, elaborados com base em imagens de satélite, correspondem à fotografia exata das divisões administrativas, como os municípios que integram as 18 Gerências Regionais, as reservas indígenas, os parques ecológicos e áreas de assentamento rural, além do que fornecem dados precisos sobre população, vegetação, hidrografia, clima, índices pluviométricos e infra-estrutura – saneamento básico, ferrovias, rodovias, telefonia, entre outros.

O Maranhão passa, assim, a ser o único estado da Federação a utilizar esse moderno processo de cartografia, que possibilitará um planejamento seguro das ações do Governo e orientará os empresários nos seus investimentos, em qualquer setor de atividade produtiva. A partir de agosto, todos os mapas, com as mais variadas informações, estarão à disposição do público através da Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado do Maranhão.