O LabGeo – Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da Universidade de Riberão Preto (UNAERP) – implantou em julho a sua nova estação meteorológica. Ela registra dados referentes à temperatura máxima e mínima, umidade relativa do ar, índice pluviométrico, precipitação, pressão atmosférica, radiação solar, além da velocidade e direção do vento.

A nova estação, coordenada pelo professor João Álvares da Costa e por Renato Zorzenon dos Santos, é destinada a atender projetos da universidade, instituições de ensino e pesquisa, profissionais e empresas que atuam nas áreas de agricultura, meio ambiente e urbanismo.

Segundo o coordenador Renato Zorzenon, Ribeirão Preto não dispunha de um laboratório completo e as empresas como seguradoras, usinas e até agricultores, recorriam a instituições de cidades vizinhas para obter informações meteorológicas.

O LabGeo é um centro de referência regional, aplicando e executando projetos baseados em SIG"s e desenvolvendo técnicas de sensoriamento remoto, no tratamento de imagens de satélite. Para viabilizar os projetos do LabGeo, a UNAERP mantém um convênio com o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que monitora e fornece informações para o laboratório. Para o coordenador Zorzenon, com essa nova estação, a universidade terá uma maior autonomia no desenvolvimento de projetos.

"Inicialmente estamos trabalhando com a coleta e a divulgação dos dados. Pretendemos, a médio prazo, expandir nossa estrutura e realizarmos também a previsão do tempo", comenta o coordenador.