A Agência Nacional de Águas (ANA) já iniciou entendimentos com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para a execução do plano de recuperação da Bacia do Rio Verde Grande (MG).

A Unimontes foi escolhida pela ANA para a realização de uma série de levantamentos no rio Verde Grande, priorizado em programa nacional de recuperação de bacias hidrográficas.

O reitor em exercício da Unimontes, professor Paulo César de Almeida ressaltou que "a Unimontes se sente valorizada ao ser procurada pela Agência Nacional de Águas, principalmente, por se tratar de um projeto tão relevante como a recuperação do rio Verde Grande, uma das bacias mais hidrográficas mais importantes de Minas Gerais."

Ele lembrou que a Unimontes possui um corpo técnico capacitado para desenvolver trabalhos na área ambiental e de recursos hídricos. Frisou ainda que a parceria entre a Unimontes e a ANA poderá, inclusive, viabilizar a montagem de novos cursos da área de meio ambiente na região, podendo ser oferecidos desde cursos para treinamento de pessoal até um curso de pós-graduação.

Para a recuperação do Rio Verde Grande, que atinge 34 municípios, a Agência Nacional das Águas terá que fazer um diagnóstico sobre toda a bacia, sendo necessários vários estudos, que deverão ser feitos pelo corpo técnico da Unimontes. Um dos primeiros levantamentos será a revisão do cadastro de usuários ao longo da bacia do Verde Grande.