Gilberto Câmara examina algumas das reflexões do geógrafo e pensador Milton Santos,
que contribuiu para estabelecer as bases da Ciência e Engenharia da Geoinformação

O Território é o dado essencial da condição da vida cotidiana". Assim falava o geógrafo e pensador Milton Santos, recentemente falecido. Neste artigo, examinaremos algumas de suas reflexões, fundamentais para estabelecer as bases da Ciência e Engenharia da Geoinformação. Esperamos que o texto motive os leitores a conhecer melhor Milton Santos, de quem recomendamos A Natureza do Espaço (ed. Hucitec, 1996) e Por uma nova Globalização (ed. Record, 2000).

Começemos com um tema básico: o que é o espaço? Trata-se de um daqueles conceitos que todos acham que sabem muito bem o que é e não hesitam em discorrer sobre ele, mas atrapalham-se ao tentar defini-lo. Sabemos que as geotecnologias são construídas a partir da idéia de produzir representações computacionais do espaço. Mas será o espaço redutível a um agregado de polígonos, tabelas, imagens e grades?

Para Milton Santos, o conceito de espaço era indivisível dos seres humanos que o habitam e que o modificam todos os dias, através de sua tecnologia. Em sua concepção, o espaço era ao mesmo tempo forma (como as estruturas de uma imagem de satélite de nossa cidade) e função (o processo de ações humanas que constroem a paisagem). Esta noção do espaço como um conceito híbrido, em permanente mudança, está na base de sua síntese: "o espaço é um conjunto de objetos e um conjunto de ações". Síntese magistral e de vastas consequências.
O que são "sistemas de objetos" e "sistemas de ações"? Todos aqueles que lidam com geoinformação enfrentam estas questões no dia-a-dia, sem o saber. Num GIS, o conceito de "sistemas de objetos" pode ser entendido como resultante de uma modelagem conceitual orientada-a-objetos, que estabelece uma correspondência entre o mundo real e sua representação computacional. Por exemplo, quando especificamos um banco de dados geográfico usando o modelo OMT-G, proposto pelos colegas Clodoveu

Davis e Karla Borges (veja mais em http://www.cdavis.hpg.com.br), estamos definindo um "sistema de objetos", ao caracterizar cada tipo de dados espaciais (como eixo de logradouros, escola, bairro) e ao estabelecer seu papel e seus relacionamentos.

Mas Milton Santos não se limitou numa visão estática da realidade, tal como a realizam os GIS de hoje. A noção complementar de "sistemas de ações" aponta para a necessidade de capturarmos (explicitamente) os fatores de mudança: Como estão evoluindo os indicadores sociais em nossas cidades? Quais as novas articulações de poder que condicionam os diferenciais intra-urbanos? O que vem acontencendo em São Paulo em função da internacionalização da economia brasileira nos últimos 10 anos ?

Ora, diriam vocês, não cabe às geotecnologias responder sozinhas a estas questões! Este é precisamente o cerne do argumento de Santos, que completa: "geometrias não são geografias." Aí está o grande desafio que enfrentamos: o processo de entendimento da realidade geográfica vai muito além da produção de mapas coloridos. Afinal, para quem toma decisões, as ações e os processos são componentes fundamentais.

Deste modo, o conceito de espaço de Milton Santos contém em si tanto aquilo que realizamos hoje com as geotecnologias – a definição de "sistemas de objetos"- quanto os desafios que enfrentamos: caracterizar os "sistemas de ações" que moldam a estrutura do espaço. Para colocar as geotecnologias no centro dos processos de decisão política e empresarial, é preciso, como dizia o mestre, "reinterpretar a lição dos objetos que nos cercam e das ações que não podemos escapar." Enquanto não conseguirmos realizar esta totalidade, estaremos ancorados em uma comunidade fechada de especialistas.

Sair do nicho tecnológico atual das geotecnologias implica em coloca-las efetivamente à serviço da sociedade e não toma-las como um fim em si. No limite, trata-se do desafio maior da sociedade brasileira, frente a uma modernidade cada vez mais condicionada externamente.

Muito do pensamento de Milton Santos é dedicado a reagir criativamente a este dilema. Ele dizia que "a técnica invadiu todos os aspectos da vida humana, em todos os lugares". Em sua concepção, as técnicas são hoje autônomas e independentes das pessoas. No passado, uma parcela substancial de nossos instrumentos de trabalho cotidiano era adaptada às nossas capacidades. Hoje, os meios técnicos colocados à nossa disposição muitas vezes foram pensados num outro contexto e para uma outra paisagem.

Neste dilema, Milton Santos toma o partido do saber competente: "as técnicas podem ter outros usos que apenas a reprodução de uma suposta ordem universal pré-determinada". A partir da reafirmação da individualidade e da força própria do lugar, com base em um profundo esforço de auto-determinação e aprendizagem, podemos usar o potencial latente das novas tecnologias para construir uma outra globalização. Nesta visão, uma "modernidade à brasileira" depende de nossa capacidade de rejeitar as soluções "chaves-na-mão" e de construir nossas próprias alternativas, usando criativamente as técnicas à nossa disposição.

Uma possível materialização das idéias de Milton Santos nas geotecnologias é o esforço de adaptação tecnológica com a produção de aplicativos geográficos, personalizados para atender a demandas específicas. Em lugar de simplesmente utilizar um sistema "turn-key", trata-se um ambiente construído por nossa competência, que pode utilizar tecnologia produzida alhures (por exemplo, componentes OCX), mas que sabemos moldar e usar de forma autônoma.

A inspiração do mestre aponta assim para um papel histórico para nós, especialistas em geoinformação, na sociedade brasileira: desmistificar as geotecnologias para retomar o controle de nosso território. Quando usamos a geoinformação para melhorar nosso sistema de seguro agrícola, para planejar o desenvolvimento sustentado no Amapá, para mapear a exclusão social em São Paulo, ou para racionalizar o sistema de matrícula escolar em Belo Horizonte, estamos rompendo com a lógica de dominação cultural que nos é imposta, mas está longe de ser irreversível. Para citar ainda uma vez Milton Santos: "A memória olha para o passado. A nova consciência olha para o futuro. O espaço é um dado fundamental nesta descoberta."

Gilberto Câmara é coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento em Geoprocessamento do INPE, sendo um dos responsáveis pelos sistemas SGI e SPRING (www.dpi.inpe.br/gilberto)