Visando a preservação ambiental, a Petrobras e a Marinha assinaram convênio no valor de R$ 1,4 milhão para o monitoramento integrado da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, com as ações de patrulhamento, medições preventivas sobre a poluição da água e acompanhamento do tráfego de embarcações.

A parceria ainda garantirá o mapeamento ambiental de toda a área da Baía e arredores, com monitoramento contínuo e formação de bancos de dados, visando a prevenção de poluição e fornecimento de informações sobre entrada, permanência e saída de navios.

Segundo o convênio e por intermédio da diretoria de Portos e Costas e da Empresa Gerencial de Projetos Navais, competirá à Marinha as seguintes atividades: por meio de helicópteros e embarcações, patrulhamento diário de todo o perímetro da Baía de Guanabara e suas áreas de fundeio.

O convênio também prevê o acompanhamento, em tempo real, de eventuais variações nos níveis de hidrocarbonetos presentes da água; coleta e análise sistemáticas de amostras de água, de organismos e de sedimentos da Baía. Segundo a Petrobras, a assinatura deste convênio materializa a responsabilidade social da empresa quanto à proteção do meio ambiente e ao apoio às comunidades existentes em sua área de atuação.