O COPPE e a Fundação Geo – Rio assinaram um protocolo de apoio técnico e científico ao Sistema Alerta Rio para a criação de um novo modelo de previsão do tempo, inédito no Brasil, que contará com recursos tecnológicos de última geração, entre eles o supercomputador da COPPE e imagens de satélites meteorológicos.

De acordo com o protocolo, pesquisadores da COPPE e do Instituto de Geociências da UFRJ vão desenvolver um modelo específico de previsão numérica do tempo para o Rio de Janeiro, que levará em conta características geográficas e topográficas da cidade, identificando ilhas de calor, entre outros dados relevantes não considerados no sistema atual.

O novo modelo também propiciará uma cobertura pormenorizada da cidade, de 2,5 a 2,5 km, numa escala 20 vezes menor que a do sistema em funcionamento, que é de 50 km.

O sistema será formado por três módulos acoplados ao sistema da Fundação Geo-Rio: um radar instalado na cidade do Rio de Janeiro; estações de satélites meteorológicos, que fornecerão imagens de 30 em 30 minutos e um modelo numérico do tempo instalado no supercomputador do Núcleo de Alto Desempenho da COPPE.

Os pesquisadores da universidade vão montar em seus laboratórios um esquema operacional que funcionará 24 horas e estará conectado ao Sistema Alerta Rio.