O Consórcio ZEE Brasil, liderado pela Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), iniciou a segunda fase de campo para executar o Zoneamento Ecológico-Econômico do Baixo Rio Parnaíba.

A área de estudo (16 municípios) totaliza 10.520 km², da qual cerca de 47,5% localizados no Estado do Piauí, 46% no Estado do Maranhão e 6,5% no Ceará.

O Zoneamento Ecológico-Econômico do Baixo Rio Parnaíba, que tem a participação dos Estados, de instituições públicas locais e de instituições federais, consiste em um projeto-piloto destinado a estabelecer um processo de trabalho baseado na integração institucional. Nesta segunda etapa, a equipe concentrará as informações nas áreas sócio-econômicas e biodiversidade.

O secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Braga, destacou que o Delta do Parnaíba é um santuário ecológico e possui enorme potencialidade para a prática do ecoturismo, mas é também um ecossistema frágil e sensível. A região é de transição entre o Nordeste Semi-Árido e a Amazônia, e o estuário do rio Parnaíba é um dos poucos em "delta" no mundo.