Latitude, longitude, altitude, direção, velocidade, data e hora. Os aparelhos de GPS trazem todas essas informações ao motorista, de forma rápida e prática, para ajudá-lo a decidir o melhor trajeto. Esses equipamentos são usados em alto-mar ou no campo, na maioria das vezes para orientar navegantes, fazendeiros e pilotos de rali em lugares inóspitos.

Aos poucos, começam a surgir os adeptos de GPS também em zonas urbanas e rodovias, à medida que aparecem os primeiros serviços que – associados a mapas de ruas e avenidas – oferecem orientação de trânsito.

Para utilizar um GPS, basta comprar o equipamento em uma loja: não é necessário pagar nenhuma mensalidade pelo serviço. Os responsáveis pela localização de veículos e barcos são satélites geoestacionários, que emitem sinais que permitem descobrir a localização exata do usuário.

Por enquanto, o impedimento para a melhor localização é a falta do mapeamento das cidades brasileiras. Inclusive, a companhia de GPS americana Garmin está preparando os mapas digitais de São Paulo, Belo Horizonte e Rio Janeiro, que estarão prontos para comercialização dentro de um ano.

Depois de comprar o software, o usuário poderá fazer atualizações regulares dos mapas pela internet.