A Mineropar, junto com a Fundação Araucária de Apoio à Ciência e Tecnologia, está concluindo os preparativos para lançamento do primeiro Atlas Geológico do Paraná, que sai em CD-Rom, e do também pioneiro Atlas Geoquímico do Paraná, impresso em dois volumes, sobre o Estado e sobre Curitiba.

Os dois atlas serão distribuídos aos Núcleos Regionais de Educação, para que sejam enviados às escolas paranaenses. O Atlas Geoquímico terá lançamento oficial em outubro, durante o 8º Congresso Internacional de Geoquímica e 1º Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, a ser realizado em Curitiba. O Atlas Geológico será lançado oficialmente em setembro.

O atlas trata da distribuição geográfica dos teores dos elementos químicos no Estado. O trabalho identifica as áreas onde há abundância e carência dos elementos químicos, o que permite que as informações possam ser utilizadas de forma multidisciplinar, em geologia, prospecção mineral, monitoramento ambiental, planejamento agrícola e até em geo-medicina.