A SUDERHSA – Superintendência de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Paraná está realizando, através do PROSAM – Programa de Saneamento Ambiental da Região Metropolitana de Curitiba a implantação de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Alto Iguaçu.

O projeto, financiado pelo Banco Mundial, constituiu na construção da base cartográfica (levantamento e restituição aerofotogramétrica, conversão de dados existentes e preparação da base cartográfica) e levantamento de dados (suporte natural, infra-estrutura/serviços, legislação estadual e municipal de uso e ocupação do solo e preservação ambiental e integração de dados com a SUDERHSA).

O SIG para gestão da bacia hidrográfica é o resultado do trabalho realizado pelo consórcio (Geoambiente Sensoriamento Remoto, Base Aerofotogrametria e Montgomery Watson) que será totalmente implantado até o final de dezembro.

Considerado um projeto pioneiro no Brasil e na América Latina, também está sendo muito importante porque coincide com o momento em que a SUDERHSA está virando Agência Estadual das Águas e o Paraná o primeiro estado que vai outorgar nos rios federais.