Graças ao uso de um radar capaz de perscrutar o subsolo foram descobertas as ruínas do que foi há cerca de 1.800 anos uma importante base militar de Roma. O radar é capaz de traçar mapas do subsolo e mostrou em detalhes a localização da fortaleza.

Gerações de arqueólogos têm vasculhado a região em busca de ruínas romanas. Todavia, as ruínas estavam tão enterradas que nenhum vestígio havia sido detectado.

As ruínas da base militar romana datam do século II. A fortaleza era um posto avançado e, segundo arqueólogos, teve muita importância em sua época. Chamava-se Carnuntum e ficava a 32 quilômetros de onde hoje situa-se a capital da Áustria, Viena.

Em Carnuntum os romanos mantinham legiões estratégicas para a segurança das fronteiras de seus domínios, controlando o norte dos Alpes e combatendo tribos germânicas. Cerca de 50 mil pessoas chegaram a viver junto à base.

O campo de Carnuntum, situado a cerca de 32 quilômetros a leste de Viena, foi uma das mais importantes fortalezas estratégicas do Império Romano no norte dos Alpes.