O Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e a Embraer realizam entre os dias 18 e 21 de outubro a I Exposição Aeronáutica (ExpoAr) em São José dos Campos.

A expectativa pelo evento é grande porque, depois de 28 anos, a Aeronáutica volta a realizar uma feira no país, com o objetivo de abrir oportunidades de novos negócios para empresas nacionais do setor aeroespacial no Brasil e no mercado internacional.

A expectativa é atrair 50 empresas para o evento que será montado no aeroporto local. O público estimado é de 30 mil pessoas.

Cerca de 30 empresas já confirmaram presença, entre elas a Mectron, que fabrica mísseis para a Aeronáutica, a Avibras, fabricante de sistemas bélicos, e a Serco Engenharia, todas de São José dos Campos, além da Aeroeletrônica, Helibras, Petrobras e Vasp. Segundo os organizadores, a feira abrirá caminho para que o Brasil faça parte do calendário anual de feiras aeronáuticas a exemplo das tradicionais feiras da França (Le Bourget), Inglaterra e Chile, todas promovidas pelo governo.

Até então a Aeronáutica brasileira havia promovido apenas duas feiras, que foram realizadas em 1971 e 1973.