O Ibama está inaugurando a sede da Estação Ecológica Tupinambás, composta por ilhas oceânicas do litoral norte de São Paulo. Com sua instalação no centro histórico de São Sebastião, a unidade de conservação, criada por decreto em 1987, finalmente deixa o papel para ter uma existência efetiva. Única unidade de conservação federal no litoral norte paulista, a Tupinambás passa a contar com estrutura de manutenção e fiscalização.

A sede da estação contará com seis funcionários, alojamento para pesquisadores, lancha, uma van para 16 pessoas, um jipe para áreas alagadas, além de equipamentos como GPS e filmadoras e máquinas fotográficas a prova d’água. As atividades terão como foco principal a comunicação e a educação ambiental.

Com a intensificação das pesquisas, o Ibama espera, também, conseguir resolver de forma negociada a situação de Alcatrazes, que tem parte de sua área fora da unidade de conservação e cedida para treinamento de tiros da Marinha.

O Ibama mantém no litoral sul de São Paulo, a Estação Ecológica Tupiniquins, formada por ilhas oceânicas nos municípios de Cananéia e Peruíbe, com sede em Iguape.