No próximo mês a organização ambientalista Amigos da Terra deve divulgar relatório destacando quem são e onde estão os produtores, comunidades, empresas e organizações não governamentais que geram produtos conciliando conservação dos recursos naturais com melhoria da qualidade de vida dos moradores na Amazônia.

A intenção da iniciativa é formar um banco de dados sobre a produção sustentável na região. Com apoio do Banco Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), os dados serão divulgados em todo o mundo em um portal da internet sobre negócios sustentáveis.

Encurtando o caminho entre produtor e comprador, o banco de dados vai ajudar a intensificar a venda de produtos sustentáveis. Outro resultado que se espera do trabalho é que sirva de subsídio às políticas públicas de desenvolvimento regional e local. A organização está identificando as iniciativas que irão para o banco de dados e, para ser considerada sustentável, não basta a produção usar matéria-prima de forma não predatória.

São considerados critérios como democratização na distribuição de renda e autonomia na organização, entre outros. Vão receber incentivo as produções onde são evitados os desmatamentos e o uso do fogo e de agrotóxicos. A idéia é estimular a demanda por madeiras certificadas, por exemplo.