O IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) e a Caixa Econômica Federal assinaram contrato para a realização anual do Prêmio Caixa/IAB Habitat Brasil – Concurso Público Nacional de Idéias/Soluções para Urbanização de Baixo Custo no Brasil.

A premiação tem como objetivo levar a discussão e busca de soluções inovadoras para habitação e urbanização social no país. Na escala de habitação, a descoberta de alternativas ou adequações tecnológicas para uma boa arquitetura a custo viável.

No quesito urbano, propostas para urbanização de favelas, recuperação de áreas degradadas ou de risco, saneamento e planejamento de áreas ocupadas desordenadamente, também em busca de menor custo de implantação e considerando, em especial, o Estatuto da Cidade.

Estes dois temas são propostos para duas categorias: estudantes e profissionais, cada uma com uma comissão julgadora e premiação específicas.

A assinatura do contrato foi conquistada após o trabalho de quase dois anos da direção nacional do IAB e de diversos técnicos da Caixa, até a conclusão de todas as condições e valores aprovados por todas as instâncias envolvidas.